5 dicas para o seu projeto de elevador

Você sabe qual é a melhor forma de dar andamento a um projeto de elevador? Reunimos 5 dicas para você.

POSTADO: 09:37H - 25/03/2022

5 dicas para o seu projeto de elevador

Os elevadores têm algo em comum com outras tecnologias vitais para a nossa vida. Assim como a internet ou a água quente em nossa casa, quando os elevadores não funcionam devidamente, ficamos irritados. Por isso, é importante que o projeto desse equipamento seja desenvolvido com cuidado.

O design do elevador requer um alto nível de atenção aos detalhes e varia de acordo com o tamanho e o tipo do edifício. Há muitas decisões a serem tomadas. Um hospital pode precisar de elevadores separados para pacientes e funcionários. Prédios altos precisam de elevadores rápidos e largos para que o tráfego flua sem problemas. Elevadores em navios de cruzeiro devem ser capazes de resistir à inclinação e ao balanço causados pelo mau tempo. E por aí vai: cada tipo de projeto apresenta desafios que o elevador deve superar.

 

Por isso, reunimos a seguir 5 dicas para você considerar em seu projeto de elevador. Mas o melhor é que para ajudar você a encontrar o elevador ideal, a Atlas Schindler oferece o Schindler Plan & Design. Siga nesta leitura e saiba como acessar essa ferramenta online fácil e prática.

 

Quais são os benefícios de uma escolha certa?

 Um bom projeto de elevador contribui para o edifício operar com eficiência e segurança. Elevadores bem projetados também complementam o visual geral do empreendimento. Isso significa que os passageiros desfrutam de uma experiência perfeita ao usar os elevadores.

 

Se o design do elevador não for desenvolvido corretamente desde o início, isso pode levar a atrasos dispendiosos no final do processo. O pior que pode acontecer é um projeto ruim passar da fase de planejamento e avançar para a fase de construção e, finalmente, para a operação. Isso pode tornar a vida dos passageiros péssima. Elevadores em número reduzido, pequenos ou simplesmente sem charme prejudicam a experiência do usuário.

É normal que projetos tenham percalços, mas, ao seguir essas dicas, é possível evitar contratempos.

 

Dica nº 1: Comece cedo

Projetar um e elevador não é algo que possa ser feito no último minuto. O projeto do edifício afeta o do elevador e vice-versa. Há casos em que o projeto do elevador é, literalmente, central para o design geral do edifício.

Também é importante lembrar que todo o processo, do projeto até a instalação, pode ser demorado. E sempre há a chance de seu cliente mudar de ideia sobre algo relacionado ao design. Começando cedo, dá tempo de incluir as alterações com o mínimo de estresse.

 

 

Dica nº 2: Entenda a utilização do edifício

Um bom projeto de elevador tem como base uma avaliação completa de como o edifício será usado. Isso significa examinar o briefing e conversar sobre detalhes com seu cliente. Ele provavelmente não estará ciente de todos os fatores que afetam os elevadores e do número de decisões que devem ser tomadas. Está em suas mãos fazer as perguntas certas e evitar surpresas desagradáveis mais adiante.

 

 

Desempenho do elevador

Prever as necessidades práticas dos ocupantes do edifício faz parte do planejamento geral do elevador. Várias considerações importantes afetarão a escolha como:

– Quantos elevadores serão necessários e de que tipo (por exemplo, passageiro, carga etc.)?

– Capacidade e design

– Velocidade da viagem

– Tipo de porta do elevador (por exemplo, abertura lateral, abertura central)

– Porta oposta (ou apenas abertura frontal)

 

Dica nº 3: Não se esqueça da fundação e da cobertura

A velocidade de deslocamento impacta as dimensões do poço do elevador, inclusive o tamanho do poço e a altura livre. Essas informações devem ser incorporadas ao planejamento da fundação. Na outra extremidade da estrutura, haverá uma casa de máquinas acima do último andar? Isso afeta o projeto da cobertura e a altura do edifício.

Para preparar desenhos e obter estimativas de custo precisas, é necessário saber as dimensões do elevador o quanto antes. É essencial não iniciar o trabalho de construção sem saber as dimensões exatas dos elevadores. Se isso ocorrer, as escolhas ficarão muito restritas mais para frente. Pergunte a si mesmo qual deverá ser a velocidade dos elevadores para atender adequadamente ao edifício.

 

Dica nº 4: Considere a estética

O interior de um elevador deve se adequar ao seu uso, aos passageiros e à estética geral do edifício.

Um elevador é um sistema funcional, mas é também uma extensão do estilo de um edifício. Escolha acabamentos adequados que possam suportar o tráfego esperado no edifício. Por onde começar? Existem várias opções para os painéis da parede do elevador como aço inoxidável, laminado, vidro. Existem ainda os acabamentos personalizados, e aqui o céu é o limite!

A iluminação é outro fator importante. Se for feita corretamente, ela contribui para o design e proporciona um baixo consumo de energia. Considere também espelhos, que podem aumentar o conforto e a segurança dos passageiros, como para sair com uma cadeira de rodas de forma segura, por exemplo.

 

Dica nº 5: Mantenha-se informado sobre as regulamentações

O projeto e a instalação do elevador são regidos por uma série de regulamentos e códigos de construção e segurança diferentes. Esses códigos podem variar conforme o país, estado e até mesmo cidade. As leis locais podem abranger tudo, desde limites de tamanho até o número mínimo de elevadores de um edifício e restrições quanto aos tipos de elevador permitidos. As regulamentações também podem abranger os requisitos de uso de energia, acessibilidade (para pessoas com deficiência), precauções de segurança e as inspeções exigidas durante a instalação e manutenção. Trabalhar com fabricantes de elevadores experientes garantirá que o projeto atenda aos requisitos locais.

 

Como ser um especialista em elevadores

O design do elevador sempre foi uma parte desafiadora do processo de construção, mas a forma com que é feito está mudando. A maneira antiga era ler livros sobre especificações de elevadores e pedir conselhos a colegas mais experientes. Agora existe uma maneira mais rápida e fácil.

O Schindler Plan & Design é um aplicativo online que facilita a criação do design de elevadores. É simples de usar, não requer conhecimento sobre nossos produtos e abrange aspectos do design de elevadores que você pode nem ter considerado.

Planeje e projete seus elevadores, depois baixe as especificações, os desenhos técnicos e os modelos BIM 3D. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com um consultor online na hora. Basta apertar o botão e começar a usar o Schindler Plan & Design agora mesmo!

Assista ao tutorial em vídeo e baixe o e-book Guia da Atlas Schindler para planejamento e design de elevadores.