Como planejar a modernização dos elevadores de um condomínio

Antes tarde do que nunca, diz o ditado. Mas, no caso da modernização do elevador, esperar demais pode custar caro. É por isso que o melhor momento para começar a planejar sua modernização é agora. E nós temos algumas dicas para ajudar você a fazer isso.

POSTADO: 14:54H - 23/06/2022

Como planejar a modernização dos elevadores de um condomínio

Você já tentou consertar um walkman? Ou mesmo um iPod antigo? Se a resposta é sim, você sabe que poucos lugares têm as peças necessárias. Se encontrar algum lugar que os conserte, pode acabar pagando mais do que se simplesmente comprar um aparelho novo e mais moderno. Claro que a tecnologia antiga tem valor nostálgico, mas não pode fazer nem metade do que as mais recentes fazem.

Com os elevadores é a mesma coisa. Embora geralmente possamos reparar seu equipamento, em algum momento fará sentido modernizá-lo. A maioria dos elevadores tem mais de 30 anos e está chegando ao fim de sua vida útil. É melhor planejar com antecedência as atualizações ou você correrá o risco de deixar moradores e visitantes na mão, caso o equipamento venha a quebrar.

A atualização dos elevadores também pode valorizar o seu condomínio, melhorar a eficiência energética e cumprir as normas e padrões mais recentes exigidos pelo mercado.

Melhor começar a planejar agora a modernização do seu elevador, antes que seja tarde demais. Neste artigo, você vai descobrir:

- Quando planejar a modernização do elevador do seu condomínio.
- Qual é o tipo certo de modernização para você.
- Como pagar pela modernização.

Quando planejar a modernização dos seus elevadores

O assunto pode até assustar, mas o primeiro passo é simples: você só precisa determinar se as necessidades de uso do seu elevador mudaram e se há algum problema com os equipamentos.

A vida útil de um elevador vai geralmente de 20 a 30 anos. Se o seu tem essa idade, você provavelmente deve modernizá-lo. Mas há também muitos fatores que podem encurtar a vida útil de um elevador. Por exemplo: quantas viagens ele faz por dia, se é usado para transportar equipamentos pesados ou até se está sendo utilizado da forma correta.

Respondendo a algumas simples perguntas, nós podemos ajudar você a decidir se o seu elevador deverá ser modernizado em futuro próximo:

- O elevador não atende aos requisitos de segurança mais recentes?
- O elevador está quebrando com maior frequência?
- Está se tornando mais difícil substituir peças? As peças já estão obsoletas?
- Os relatórios de inspeção apresentam problemas importantes?
- O equipamento está visivelmente danificado? Você quer melhorar a estética?
- Você busca melhor desempenho e economia de energia?

Se você respondeu “sim” a qualquer uma dessas perguntas, considere seriamente uma modernização. O próximo passo é entender que tipo de modernização atenderá melhor as suas necessidades.

Qual é o tipo de modernização certa para você?

Existem dois tipos:

1. Modernização parcial



Com pacotes que atualizam componentes específicos, como a máquina de tração, as botoeiras ou o painel de controle, esse tipo de modernização resolve os problemas mais graves do seu elevador.

Com uma modernização parcial, você pode fazer o trabalho ao longo do tempo, em vez de tudo de uma vez. Isso reduz o tempo de inatividade do equipamento e o impacto no seu orçamento.
Você pode começar focando nos componentes de maior risco e atualizar o restante conforme a necessidade.

Você também pode aproveitar algumas das novas tecnologias disponíveis, como o monitoramento remoto. Dependendo da escolha, você notará ainda uma economia de energia.



Mas é preciso atenção se optar pela modernização parcial. Muitos dos componentes ainda precisarão ser atualizados posteriormente. Isso significa que o trabalho será retomado outras vezes, dando aos moradores a impressão de que o elevador está “sempre sendo consertado”.

 

 
2. Modernização total

 

Este tipo de modernização ocupa o poço existente, mas substitui quase todo o sistema. É a melhor escolha se você pretende renovar completamente o interior ou substituir portas antigas (como portas de batente ou manuais) pelas versões mais modernas.

 

Com uma modernização completa, você obtém todos os benefícios de um elevador novo, valoriza o condomínio e os moradores sentem uma melhoria evidente. Além disso, você pode aproveitar componentes desenvolvidos nos últimos anos e que oferecem maior eficiência energética.


Como pagar por ela?

Depois de decidir que tipo de modernização é ideal para você, a próxima pergunta é como você paga pelo serviço. A melhor alternativa é financiar a modernização de elevadores através de um empréstimo bancário. Nós temos uma parceria exclusiva com o banco Santander para esse tipo de negócio.


Para ajudar a decidir qual modernização é a ideal e entender as opções de financiamento disponíveis, entre em contato conosco. Nós fazemos uma avaliação completa do seu equipamento sem nenhum custo e ainda compartilhamos esses resultados com você.

Com base nas informações coletadas, fornecemos recomendações transparentes sobre as melhores opções para o seu condomínio.

 
Fale com a Atlas Schindler e receba ajuda especializada para a modernização do seu elevador. 
Clique aqui.

Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Não deixe seu elevador no passado.

Comece seu plano de modernização o mais rápido possível. Moradores e até o seu responsável financeiro vão agradecer!